Encontra-se indeciso na escolha entre uma piscina de sal ou cloro, ou está até mesmo a ponderar trocar o método de tratamento das águas da sua piscina? Porque é que deveria escolher uma piscina com tratamento a sal. Ao longo deste artigo vamos clarificá-lo, de maneira a tomar uma melhor decisão.
Ao nível da instalação
Apesar do custo de instalação inicial, de uma piscina de sal, ser superior ao de um sistema de cloração, prevê-se que a médio longo prazo consiga retorno do investimento, uma vez que o tratamento de água com sal é mais económico.
Ao nível da manutenção
O tratamento a sal é realizado através de um processo de eletrólise, que converte o sal presente na água, em cloro no estado gasoso, mantendo os níveis apropriados na água, de forma automática. Dado que estas piscinas tendem a exigir menos produtos químicos adicionais, é aqui que se comprova o porquê de estas serem mais económicas a nível monetário e de tempo. Este processo elimina a necessidade de adicionar manualmente cloro à piscina, ao contrário das piscinas de cloro que exigem uma maior atenção e manutenção física.
Ao nível da experiência
Como consequência do menor uso de produtos químicos, a água mais leve destas piscinas diminui o desconforto para a pele e olhos, eliminando assim o transtorno causado pelas irritações associadas ao cloro, bem como o cheiro característico do mesmo.
Ao nível da limpeza
Apesar de a eletrólise do sal causar o depósito do calcário presente na água sobre as placas de tratamento, o nível de deterioração dos materiais reduz face ao tratamento das águas com cloro. Embora os cloradores exijam manutenção regular em piscinas de água salgada, os equipamentos, regra geral, duram mais tempo e exigem menos intervenção do que os sistemas de cloro tradicionais.
Ao nível ambiental
Sendo o principal elemento desinfetante, o sal, uma substância natural, o facto de optar por uma piscina de água com sal evita o uso regular de produtos tóxicos, e não permite a formação de agentes nocivos para a saúde.
Como pode ver, as piscinas de água com sal oferecem soluções e alternativas às piscinas tradicionais. Quer a nível da saúde como da sustentabilidade, consideramos que as piscinas com sal são superiores às piscinas com cloro. Oferecemos uma evolução juntamente com uma redução de responsabilidades, para que passe mais
tempo a aproveitar as nossas piscinas do que a gastá-lo em manutenções.